Edições do Bosque

Em 2014, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina deu início à edição de livros eletrônicos que ficam disponíveis on line, de forma gratuita, para o público em geral. Trata-se de uma iniciativa que procura a diminuição dos custos de edição e publicação, além de uma maior divulgação do trabalho dos autores. São as Edições do Bosque.

As Edições do Bosque tem como foco a publicação de obras originais e inéditas que tenham impacto no mundo acadêmico e interlocução com a sociedade. Compõe-se de um conjunto de Coleções Especiais que compreendem “Sociedade e Meio Ambiente”, “Relações de Gênero e Diversidade”, “Populações Tradicionais”, “Movimentos Sociais e trabalhadores”, “Saúde e Sociedade” e “Teses e Dissertações”. A tônica da Editoria é aproximar os autores do público leitor, oferecendo publicação aos autores com agilidade e acesso universal e gratuito aos leitores, através dos meios digitais disponíveis. A Editoria do Bosque conta com conceituado Conselho Editorial, comissão organizadora e com a estrutura profissional do Núcleo de Publicações (NUPPE) do CFH. São publicações com registro de ISBN e acessíveis no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina.

Acesse as publicações:

 

Atlas geológico da Ilha de Santa Catarina e áreas adjacentes

Esse atlas é resultado de um detalhamento e ampliação do Mapa Geológico da Ilha de Santa Catarina apresentado em 2014 (http://lmo.ufsc.br/mapa-geologico-da-ilha-de-santa-catarina/), agora com escala 1:20.000 e abrangendo áreas adjacentes à ilha de Santa Catarina, como a praia da Pinheira, a sul, ilha do Campeche e outras ilhas no entorno.

 

 

 

As identidades culturais no planalto catarinense: dinâmicas históricas e processos contemporâneos de construção de diversidade

Este livro é um esforço conjunto para abordar questões relativas às “culturas” e identidades constituídas historicamente na região aqui denominada de Planalto Serrano Catarinense. Busca colocar em evidência os processos de mudança operados nas identidades regionais do território em foco, bem como colocar em relevo os processos de formação, as ancoragens históricas e seus sentidos e desdobramentos. Assim, a proposta não se limita a uma compilação de dados históricos, mas a pensar como estas questões históricas se articulam no presente, com vistas à construção de um futuro mais inclusivo e plural.

 

 

 

 XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. Ofensivas antidemocráticas, colonialidade, experiências de subjetivação política e a crise democrática no Brasil

A obra resulta de de debates realizados durante o XI Simpósio da Associação Brasileira de Psicologia Política. Os textos expressam a heterogeneidade de pensamento, estilos e problematizações como poderá ser facilmente identificado no momento da leitura. Queremos elucidar que não fizemos qualquer padronização ou exigência quanto à estética do texto, entendendo que essa é uma das nossas riquezas, nossa complexa heterogeneidade. Um alerta, no entanto, deve ser deixado aqui: algo nos une e nos mantém unides como entidade, como profissionais/docentes/pesquisadoras, ativistas que somos, e pensamos que esse algo reside no ideal de justiça social, conforme se explicita de maneira mais ou menos evidente por meio dos textos aqui organizados

 

 

 

 

Paisagens em movimento: conceitos, temas e as múltiplas linguagens na educação geográfica

Esta coletânea contempla capítulos de pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições do Brasil e de Portugal, os quais compartilham/socializam suas práxis pedagógicas ancoradas nos aspectos teórico metodológicos que alicerçam suas práticas cotidianas. Essas práticas certamente refletem o compromisso de cada autor no que concerne ao despertar o senso crítico de discentes a partir da (re)construção do conhecimento geográfico. O livro está organizado em três eixos temáticos que contemplam: 1. “Educação Geográfica e as questões socioambientais contemporâneas: múltiplas abordagens para o estudo da paisagem”; 2. “As múltiplas linguagens no ensino e aprendizagem de Geografia: olhares para a diversidade de paisagens”; e 3. “A Cartografia Escolar na construção do saber geográfico sobre as paisagens”.

 

 

Projetos Interdisciplinares para o Ensino Médio Indígena

Interculturalidade, interdisciplinaridade, bilinguismo, especificidade. Conceitos que dão base e corpo às diversas pesquisas apresentadas nos livros Kuri’y Zág Fág – Ensino e Natureza e Kuri’y Zág Fág – Culturas e Memórias, que dão continuidade à Coleção Ações e Saberes Guarani, Kaingang e Laklãnõ Xokleng em foco, com a publicação de trabalhos de conclusão de curso fruto de pesquisas realizadas por estudantes da segunda turma (2016-2020) do Curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadoras/es Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng nos guiam através de suas próprias experiências a uma reflexão crítica sobre estes conceitos, ferramenta preciosa ao permitir abrir um campo de possibilidades para as práticas pedagógicas nas escolas das aldeias e nos cursos específicos de formação técnica e superior, renovando permanentemente as perspectivas a partir das experiências singulares que se espalham e florescem pelo mundo afora.

 

 

 

Kuri’y Zág Fág Vol. 2: Culturas e Memórias

Interculturalidade, interdisciplinaridade, bilinguismo, especificidade. Conceitos que dão base e corpo às diversas pesquisas apresentadas nos livros Kuri’y Zág Fág – Ensino e Natureza e Kuri’y Zág Fág – Culturas e Memórias, que dão continuidade à Coleção Ações e Saberes Guarani, Kaingang e Laklãnõ Xokleng em foco, com a publicação de trabalhos de conclusão de curso fruto de pesquisas realizadas por estudantes da segunda turma (2016-2020) do Curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadoras/es Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng nos guiam através de suas próprias experiências a uma reflexão crítica sobre estes conceitos, ferramenta preciosa ao permitir abrir um campo de possibilidades para as práticas pedagógicas nas escolas das aldeias e nos cursos específicos de formação técnica e superior, renovando permanentemente as perspectivas a partir das experiências singulares que se espalham e florescem pelo mundo afora.

 

 

 

Kuri’y Zág Fág Vol. 1: Ensino e Natureza

Interculturalidade, interdisciplinaridade, bilinguismo, especificidade. Conceitos que dão base e corpo às diversas pesquisas apresentadas nos livros Kuri’y Zág Fág – Ensino e Natureza e Kuri’y Zág Fág – Culturas e Memórias, que dão continuidade à Coleção Ações e Saberes Guarani, Kaingang e Laklãnõ Xokleng em foco, com a publicação de trabalhos de conclusão de curso fruto de pesquisas realizadas por estudantes da segunda turma (2016-2020) do Curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadoras/es Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng nos guiam através de suas próprias experiências a uma reflexão crítica sobre estes conceitos, ferramenta preciosa ao permitir abrir um campo de possibilidades para as práticas pedagógicas nas escolas das aldeias e nos cursos específicos de formação técnica e superior, renovando permanentemente as perspectivas a partir das experiências singulares que se espalham e florescem pelo mundo afora.

 

 

Ações e saberes Guarani, Kaigang e Laklãnõ-Xokleng em foco: pesquisas da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. Guarani

 

Interculturalidade, interdisciplinaridade, bilinguismo, especificidade. Conceitos que dão base e corpo às diversas pesquisas apresentadas nesta publicação inaugural da série Ações e Saberes Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng em foco, uma coletânea dos trabalhos de conclusão de curso fruto de pesquisas realizadas durante a primeira turma do curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (LII) da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadores GUARANI nos guiam através de suas experiências a uma reflexão crítica sobre estes conceitos, ferramenta preciosa ao permitir abrir um campo de possibilidades para as práticas pedagógicas nas escolas das aldeias e nos cursos específicos de formação técnica e superior, renovando permanentemente as perspectivas a partir das experiências singulares que se espalham e florescem pelo mundo afora.

 

 

 

 

Formação continuada: Psicologia Escolar e Educacional na Contemporaneidade

É necessário compreender as implicações dos sujeitos no ambiente escolar e promover espaços que aproximem elementos da estrutura e organização das escolas e das intenções e projetos dos sujeitos e grupos que nelas atuam. Tal movimento pode ser pensado de maneira a produzir formas de democratização das relações de ensino e aprendizagem, na medida em que se dispõe de elementos para dinamizar as relações, de forma a que seja possível pensar e agir sobre a complexidade da instituição escolar na vida social. Compreendemos, portanto, a educação de modo ampliado, para além da educação formal produzida nas instituições de ensino escolares ou de ensino técnico e superior. Compreendemos a aprendizagem como um processo relacional e não isolado, mediado pela linguagem, por docentes e discentes, territórios e múltiplos saberes. Reconhecemos que as instituições de ensino são múltiplas e marcadas por problemáticas sociais, econômicas, étnico raciais, de gênero e sexualidade – problemáticas estruturais no Brasil e que se repetem cotidianamente no contexto acadêmico ou escolar.

 

 

O axé dos Territórios Religiosos em Florianópolis e municípios vizinhos

Traz um mapeamento panorâmico das religiões de matriz africana da Grande Florianópolis, a partir da perspectiva dos seus próprios interlocutores e interlocutoras. A pesquisa procurou identificar as principais características sócio-históricas, as linhas de ação e as conformações territoriais, traçando um perfil pioneiro das religiões de matriz africana nessa região, com isso, traça um diagnóstico sobre a diversidade das religiões, seus praticantes, bem como sobre a ação de instituições públicas de valorização, proteção e garantia de autonomia e liberdade de culto, segundo a Constituição Federal de 1988.

 

 

 

Oswaldo Rodrigues Cabral: memória e atualidade

Esta coletânea tem como origem o Colóquio “Oswaldo Rodrigues Cabral – 110 anos: memória e notícia”, realizado em outubro de 2013 no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE). Os trabalhos apresentados no colóquio, reunidos aqui, resgatam memórias, trazem reflexões sobre a trajetória e a contribuição de Cabral na formação da antropologia e da arqueologia em Santa Catarina, na criação do Museu Antropológico, atual Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE), e analisam as contribuições de seus estudos sobre folclore, história da medicina e historiografia catarinense.

 

 

 

Áreas protegidas: experiências de pesquisa e extensão no Sul do Brasil

Esta obra busca valorizar as áreas protegidas, destacando as Unidades de Conservação como espaços fundamentais para a preservação da biodiversidade e para as práticas socioambientais sustentáveis. O destaque é para as categorias de análise como o território e a paisagem. O primeiro impresso no espaço pela inserção dos grupos sociais, a segunda na entonação maior dos componentes físicos e biológicos, sua compreensão e interpretação. O tema unidades de conservação é por demais complexo e esse livro ecoa parte dessa complexidade.

 

 

 

Psicologia Escolar e Educacional: processos educacionais e debates contemporâneos

Esta obra pretende debater e apresentar, a partir dos pesquisadores vinculados ao Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE) da Universidade Federal de Santa Catarina, uma gama de discussões contemporâneas desenvolvidas no campo da Psicologia Escolar e Educacional. Esta obra surge em um momento muito importante. Primeiro, em razão da aprovação do projeto de Lei n 13.935/2019, que tem gerado certo frenesi por parte da profissão. Principalmente, por reconhecer a relevância de os psicólogos adentrarem no espaço educacional brasileiro. A inserção de psicólogos nos espaços educativos pode trazer perigos e oportunidades. Isso porque, na medida em que a Psicologia Escolar e Educacional tem uma vasta produção baseada em uma perspectiva crítica, há também a coexistência de concepções reducionistas acerca dos desafios presentes no processo de escolarização. Contrapondo-se a essa perspectiva hegemônica e reducionista dos fenômenos escolares é que o LAPEE propõe este livro. Por meio dele, pretende-se problematizar importantes aspectos relacionados ao campo de pesquisa e atuação profissional, com base em uma perspectiva ética e política de Psicologia escolar, a qual atenta para a complexidade e diversidade de questões presentes nesse campo.

 

Psicologia histórico-cultural em foco: aproximações a alguns de seus fundamentos e conceitos

Esta coletânea apresenta alguns escritos da autora, os quais foram publicados de modo esparso, porém desta vez se encontram lado a lado, a compor uma nova partitura. Todos os textos foram revisitados e atualizados. A coletânea é dividida em duas partes: na primeira, constam escritos de autoria única; na segunda, textos que tratam de aspectos conceituais da perspectiva histórico-cultural, escritos em coautoria, os quais complementam, a primeira parte. A atualização e nova publicação desses escritos vêm contribuir para a difusão do legado de Vigotski e para fomentar a leitura de suas obras, atualmente disponíveis ao público brasileiro em edições com traduções cuidadosas, diretas do russo, bem melhores do que as primeiras publicações dos anos 80.

 

 

 

Gêmeas imperfeitas. As repúblicas do Brasil e de Portugal: unidas no ideal e diferenciadas nas práticas

A coletânea pretende analisar diversos aspectos de ação política dos dois regimes republicanos e procurar compreender porque tiveram práticas diferentes, apesar de seguirem uma mesma filosofia política, a da ideia republicana assente na doutrina positivista de matriz laica.

 

 

 

 

 

Enação: percursos de pesquisa

O livro busca articular alguns dos principais desdobramentos da teoria inativa com temas como emoções, linguagem, habilidades e expertises, formação de professores e pesquisadores, ensino e aprendizagem.

 

 

 

 

Psicologia Ambiental em contextos urbanos

Aborda as relações pessoa-ambiente, imprescindível para entendermos os processos psicossociais resultantes das interrelações entre as pessoas e os seus entornos sociais e físicos. Os temas abordados nos capítulos da presente obra abrangem esta temática, e constituem uma contribuição importantíssima para a consolidação e o desenvolvimento da Psicologia Ambiental no Brasil.

 

 

 

 

Temas e experiências em educação geográfica

A obra é um acúmulo de diferentes reflexões sobre a Educação Geográfica. Diferentes, pois partem de autores de formação distinta, com textos abordando temáticas, análises e perspectivas que se complementam, mas apresentam cores distinguíveis, únicas, por vezes como partes de um mesmo corpo que se relacionam, mas tem outras funções. A unidade é a Geografia, levada à diálogos conceituais e a práxis.

 

 

 

 

Geologia das 117 praias arenosas da Ilha de Santa Catarina, Brasil

A obra tem como objetivo principal produzir uma sinopse das praias arenosas da ilha de Santa Catarina, baseando-se nos aspectos geológicos, geomorfológicos, sedimentológicos e oceanográficos, promovendo o conhecimento e o potencial turístico desses sistemas costeiros. Pretende-se cadastrar as praias em bases naturais, além de fornecer informações no tocante aos aspectos geológicos, geomorfológicos, oceanográficos, turísticos e de balneabilidade. O levantamento, tratamento e análise dos dados basearam-se em metodologia adequada, que possibilitou alcançar os objetivos propostos.

 

 

 

 

Evolução, Cultura e Comportamento Humano

Os comportamentos apresentados pelas pessoas são resultados, também, da história produzida ao longo processo de evolução da nossa espécie. A partir desse pressuposto, o presente livro tem como objetivo apresentar reflexões sobre temas relacionados com evolução, cultura e comportamento humano na contemporaneidade. São apresentadas questões recentes e tendências atuais que integram diferentes níveis de explicações sobre as causas do comportamento. Procura-se mostrar que em vez de separar as várias dimensões do comportamento humano em dicotomias (inato versus aprendido; cultural versus biológico), a integração entre esses fatores certamente é uma estratégia promissora. Caro leitor, convidamos você a compartilhar conosco nessa fascinante aventura para se compreender a complexidade do ser humano. O objetivo é propiciar reflexões que provoquem mudanças em nossa forma de pensar.

Geografia e inclusão escolar: teoria e práticas

Esta coletânea criteriosamente organizada tem a finalidade de abordar a temática da inclusão escolar no ensino de geografia, e colaborar para a necessária aproximação entre a academia e a escola enquanto entrelaça teorias e práticas. A organização é pautada em três vertentes: nas palestras de convidados que colaboraram na disciplina de Ensino de Geografia e Inclusão Educacional ministrada no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC (PPGG); nas pesquisas e orientações de dissertações desenvolvidas pela organizadora no âmbito PPGG; nos trabalhos apresentados e discutidos pelos alunos (alguns deles professores na escola pública) nas aulas da pós-graduação.


Porque jamais existiu uma Idade Média e temas afins. Um livro para quem gosta de Filosofia

Todos os temas deste livro relacionam-se, de certa forma, aos questionamentos sobre a “não existência” da Idade Média. É isso mesmo. A partir da discussão sobre a necessidade de uma nova cronologia para nossa história, e a partir de reflexões principalmente sobre os períodos patrístico (notadamente Agostinho) e escolástico, foram apresentados aos alunos diversos assuntos que, não obstante relacionados ao nosso dia-a-dia (trivial ou não), têm algo a ver com esses períodos. A estereotipia Idade Média igual a “astenia cultural”, “domínio irrestrito da Igreja”, ou “fanatismo religioso” vem retrocedendo. A Idade Média concebida como Idade das Trevas – um desses desvios históricos cuja anomalia o distanciamento torna cada vez mais patente – lentamente perde força. À lenda negra dos renascentistas e iluministas contrapõe-se a lenda rosa dos românticos: a Idade Média representaria não a derrocada (barbárie), mas o auge da civilização ocidental, em que se teriam realçados os valores espirituais. Todavia, nem negra, nem rosa, podemos ir mais além: não teria existido período mediano algum, de 1000 anos (a Idade Média), ou um hiato entre a civilização da Roma antiga e a nova Europa civilizada. Não se trata apenas de uma questão terminológica (a expressão “Idade Média” já seria em si mesma preconceituosa e arbitrária) e, portanto, de criticar uma cronologia hoje obsoleta, que divide a História Ocidental, a partir de uma visão eurocêntrica, em três períodos presos a uma camisa-de-força conceitual.

Geografia econômica: pesquisa e ensino na ação docente

O livro é composto de duas partes que podem ser lidas de forma independente, ambas com grande riqueza teórica e exemplos empíricos, o que facilita o entendimento da abordagem dos autores sobre o assunto. É possível também fazer uma leitura conjunta, na qual as duas partes do livro se complementam, mostrando como o ensino e a pesquisa se inter-relacionam e como é possível o uso de estudos comparativos na explicação de temas ligados à Geografia Econômica. Na primeira parte a discussão sobre os sistemas de ensino no Brasil e na Espanha dão a base para se tratar da especificidade do ensino da Geografia Econômica. Partindo-se desta discussão e da evolução do pensamento geográfico chega-se a uma interessante proposta metodológica para o ensino desta disciplina, algo muito útil para professores universitários e do ensino básico. A segunda parte do livro trata de um estudo de caso, o da cadeia produtiva da carne suína, na qual conceitos importantes como industrialização, tecnologia, ciclos, estratégias empresariais e inovação são tratados como base explicativa da dinâmica do setor analisado no Brasil e na Espanha. O uso da ideia de gênese e desenvolvimento de um setor econômico mostra a lei do movimento e identifica as principais questões que explicam a dinâmica espacial ligada à atividade econômica.

Estado, Ambiente e Movimentos Sociais

Textos selecionados a partir dos grupos de trabalho do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.

Autores: Machado, Frederico Viana (Org.); Massola, Gustavo Martineli (Org.); Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira (Org.)

Vol. VIII da Coleção Práticas sociais, políticas públicas e direitos humanos

Intersecções em Psicologia Social: raça/etnia, gênero e sexualidades

Artigos selecionados a partir dos Grupos de Trabalho do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.

Autores: Martins, Hildeberto Vieira (Org.); Garcia, Marcos Roberto Vieira (Org.); Torres, Marco Antonio (Org.); Santos, Daniel Kerry dos (Org.)

Volume VII da Coleção Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos. Florianópolis: Edições Bosque e ABRAPSO Editora.

Psicologia Social em experimentações: arte, estética e imagem

Textos selecionados a partir dos grupos de trabalho do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, em Florianópolis.

Autores: Reis, Alice Casanova dos (Orgs.); Hernandez, Aline Reis Calvo (Org.); Galindo, Dolores (Org.); Tittoni, Jaqueline (Org.); Magiolino, Lavínia lopes Salomão (Org.); Costa, Luis Artur (Org.); Lages, Rodrigo (Org.)

Distintas faces da questão social: desafios para a Psicologia

Coletânea de textos selecionados a partir de Grupos de Trabalho do XVII Encontro da ABRAPSO, Florianópolis.

Autores: Accorssi, Aline (Org.); Bousfield, Andréa Barbará S. (Org.); Gonçalves, Hebe Signorini (Org.); Aguiar, Katia (Org.); Guzzo, Raquel S. L. (Org.)

Psicologia social, violência e subjetividade

Textos selecionados.

Autores: Oliveira, Adélia Augusta Souto de (Org.); Caniato, Angela Maria Pires (Org.); Fonseca, Débora Cristina (Org.); Almeida, Juracy Armando Mariano de (Org.); Prado Filho, Kléber (Org.); Boarini, Maria Lúcia (Org.)

4a Edição temática da Coleção Práticas sociais, políticas públicas e direitos humanos.

Práticas e saberes psi: os novos desafios à formação do psicólogo

Em xeque, a formação do psicólogo em sua relação com nossos saberes e práticas. Em ano de intensas manifestações sociais, de incertezas nacionais, vamos à ação, às políticas públicas, espaço conquistado desde lá com dedicada militância. Amparados com nossas teorias e técnicas, tal como as aprendemos e nos foram oferecidas: de Marx a Foucault, da teoria crítica à cognição social; das estratégias de grupo aos questionários, observações e entrevistas… Com essa miscelânea apressadamente absorvida, vamos à favela, à fronteira, ao interior, ao hospital, à universidade. Inevitavelmente, quebramos a cara. Necessário pensar, recuar, rever saberes e fazeres, desconstruir nossa formação para que ela efetivamente aconteça. O conjunto de textos aqui reunidos enfrentou modestamente esse desafio.

Autores: Bock, Ana Mercês Bahia (Org.); Barroso, Lúcia Maria Ozório (Org.); Diehl, Rafael (Org.); Mortada, Samir Pérez (Org.)

Terceiro volume da Coleção Práticas sociais, políticas públicas e direitos humanos.

Psicologia Social e Saúde: da dimensão cultural à político-institucional

Os vinte capítulos que compõem esta publicação representam o crescimento e o movimento de mudança que a área da Psicologia Social e Saúde vivenciou com o processo de institucionalização das práticas profissionais promovido pelo SUS e seus dispositivos institucionais. O aspecto contextual e a alteridade apresentados por Spink como pontos fundamentais para o desenvolvimento das práticas em instituições de saúde perpassam a produção do conhecimento apresentado nesta publicação, evidenciando a marca da coletividade da perspectiva social para o campo da saúde.

Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos reúne tra balhos completos oriundos do XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina em outubro de 2013.

Autores: Guanaes-Lorenzi, Carla (Org.); Motta, Cibele Cunha Lima da (Org.); Borges, Lucienne Martins (Org.); Zurba, Magda do Canto (Org.); Vecchia, Marcelo Dalla (Org.)

Psicologia Social e Trabalho: perspectivas críticas
Textos de psicologia social relacionados à temática trabalho, em perspectivas críticas.

Autores: Coutinho, Maria Chalfin (Org.); Furtado, Odair (Org.); Raitz, Tânia Regina (Org.)

Vol. 1 da Coleção Práticas Sociais, políticas públicas e direitos humanos
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