Equipe

Equipe Editorial

NUPPe

Editora Executiva             Ana Lídia Brizola

Assistente de edição        Martina Hotzel

Revista de Ciências Humanas

Editora geral Profª. Drª. Katia Maheirie – PPGPsi

Coeditor Prof. Dr. Erni José Seibel – PPGSP

Edições do Bosque

Editor Paulo Pinheiro Machado

Comissão de política editorial

Prof. Dr. Ulisses Vaccari – Departamento de Filosofia

Prof. Dr. Aloysio Marthins Araujo Junior – PPG Geografia

Profa. Drª. Carmen Leontina O. Ocampo More – PPG Psicologia

Prof. Dr. Ernesto Seidl – PPG Sociologia Política

Profa. Drª. Evelyn Martina Schuller Zea – PPG Antropologia

Prof. Dr. Sílvio Marcus de Souza Correa – PPG História

Profa. Drª. Teresa Kleba Lisboa – Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Conselho Científico

Prof. Dr. Arno Wehling – Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é professor visitante da Universidade de Lisboa, conselheiro do IPHAN/ Ministério da Cultura e presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.É membro da Academia das Ciências de Lisboa, Academia Brasileira de Educação e de institutos históricos brasileiros e academias ibero-americanas de História. Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de História do Direito/História das Instituições e Teoria da História/Historiografia, com livros e artigos focando principalmente História do Brasil colonial e as primeiras décadas da independência sob os ângulos do estado, da justiça colonial, da administração e da memória/construção da identidade.

Prof. Dr. Edgardo Castro – Professor de História da Filosofia Contemporânea da Universidad Nacional de San Martín (Argentina) e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina. Foi professor das universidades de Buenos Aires, Rosario e La Plata e professor convidado na Universidad de Chile e no Instituto Italiano di Scienze Umane (Napoli). Doutor em Filosofia pela Université de Fribourg (Suíça), é autor do livro Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores.

Prof. Dr. Fernando dos Santos Sampaio – Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona. Atua no Grupo de Estudos em História e Epistemologia da Geografia – HEGEO/CNPq e Grupo de Pesquisa Dinâmica Econômica e Formação Sócio-espacial/CNPq.

Prof. Dr. José Luis Alonso Santos – Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade de Salamanca. Presidente do Grupo de Geografia Económica da Associação de Geógrafos Espanhóis (AGE). Debruça-se sobre o estudo da Geografia Económica e Desenvolvimento Territorial com especial referência para as atividades industriais, desenvolvimento regional e internacionalização das economias das regiões espanholas. Interessa-se também pelo estudo da Geografia da América Latina com especial atenção para temas humanos e desenvolvimento económico. Autor de diversos livros na área.

Prof. Dr. Jose Murilo de Carvalho – É professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador emperito do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Letras. Suas pesquisas e sua produção concentram-se na história do Brasil Império e Primeira República, com ênfase nos temas da cidadania, republicanismo e história intelectual. Publicou dez livros, um traduzido para o francês, dois para o espanhol, um para o inglês e organizou 13 outros.  Possui doutorado em Ciência Política – Stanford University (1975), pós-doutorado em História da América Latina na University of London (1977). Foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais, no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, e professor visitante das universidades de Stanford, California-Irvine, Notre Dame (Estados Unidos), Leiden (Holanda), London e Oxford (Inglaterra) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França). Foi pesquisador da Casa de Rui Barbosa, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, e pesquisador visitante do Institute for Advanced Study de Princeton.

Profa. Drª. Leonor Maria Cantera Espinosa – Profa. titular da Universitat Autonoma de Barcelona – É professora titular do Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB)

Prof. Dr. Marco Aurélio Máximo Prado – É professor junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e pesquisador junto ao Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG). Possui “grant” pesquisador pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e é bolsista pesquisador do CNPq.

Marc Bessin – IRIS/EHESS – l’Institut de recherche interdisciplinaire sur les enjeux sociaux (Sciences sociales, Politique, Santé)/École des Hautes Études en Sciences Sociales.